Organização Esportiva

Na organização esportiva muitas ações devem ser executadas antecipadamente para que seu evento esportivo seja um sucesso.

No futebol temos diversos segmentos envolvidos.
Vamos nos ater à equipe participante e à comissão organizadora.

Equipe participante:
1. Formação da equipe
    1.1. Relação de atletas
   1.2. Cadastro dos atletas com suas informações pessoais (endereço, watsapp, e-mail, grupo sanguíneo e demais informações necessárias)
   1.3. Efetuar a inscrição no evento.
2. Treinamento
   2.1. Local do treinamento e agendar os horários
   2.2. Avisar os atletas
   2.3. Providenciar uniforme e o material esportivo para o treinamento
3. O local do jogo
   Muitos confundem que a Comissão de Clubes exige o campo marcado, as bandeirolas, a rede e bolas em condições.
   Está deveras equivocado quem pensa assim.
   São as regras da modalidade.
   Portanto, mãos à obra.
   Marcação do campos, redes, bandeirolas, 03 (três) bolas em condições de jogo, placas de                     substituição (com os números para realizar a substituição que ficará à disposição do mesário), mesa     e cadeira com proteção do sol e chuva para o mesário, banco de reservas também protegido das          chuvas, vestiários com chuveiros     para a equipe local e visitantes.
  Água para a equipe de arbitragem.
  Efetuar o pagamento da taxa de arbitragem até o intervalo do jogo.

Organizando um evento esportivo
São dezenas de ações que devem ser executadas.
De início, definição do calendário e posterior divulgação das atividades. Reunião preliminar, congresso técnico, data de início e previsão do término da competição, arbitragem, premiação.
Ao realizar o congresso técnico o regulamento já deve estar definido pois quem participa da competição deve conhecer o regulamento antes de efetuar sua inscrição.
Vejam aqui:
1. Cidade sede, local dos jogos (ginásios para futsal, voleibol, handebol e basquetebol), pista de atletismo, badminton, judô, tênis de mesa, xadrez.
2. Congresso Técnico
3. Boletim do Congresso Técnico
No boletim do Congresso técnico você deve relacionar as equipes participantes e fazer a composição das chaves para sorteio.
Composição das chaves

PROGRAMAÇÃO PARA 5 EQUIPES, DOIS DIAS, TODOS CONTRA TODOS.

FUTSAL

G.E.XXX

Endereço

 


PROGRAMAÇÃO – xx/xx/xx (data)

Jogo

Naipe

Hora

Município [A]

 

X

 

Município [B]

Chave

 

 

 

 

5555

 

X

 

2222

U

 

 

 

 

4444

 

X

 

3333

U

 

 

 

 

2222

 

X

 

1111

U

 

 

 

 

5555

 

X

 

4444

U

 

 

 

 

3333

 

X

 

1111

U

 

 

FUTSAL

G.E.XXX

Endereço

 


PROGRAMAÇÃO – xx/xx/xx (data)

 

Jogo

Naipe

Hora

Município [A]

 

X

 

Município [B]

Chave

 

 

 

5555

 

X

 

3333

U

 

 

 

4444

 

X

 

2222

U

 

 

 

5555

 

X

 

1111

U

 

 

 

3333

 

X

 

2222

U

 

 

 

1111

 

X

 

4444

U

  

Exemplo 1. chave com três equipes - turno único

Chave única

1.. Equipe 1

2. Equipe 2

3. Equipe 3

Exemplo 1. Programação dos jogos com três equipes:

Jogo 1 - Equipe 2 X equipe 3

Jogo 2 - Equipe 1 X perdedor jogo 1 ou equipe 3

Jogo 3 - Equipe 1 X vencedor jogo 1 ou equipe 2 

 Observamos que a equipe número 1 da chave com três equipes participantes não joga a primeira rodada e a equipe de número 3 não joga a última rodada se ocorrer empate no primeiro jogo (jogo 1). Observamos que temos modalidades que obrigatoriamente terão vencedores em todos os jogos, portanto, para modalidades como o voleibol, por exemplo, a programação é a seguinte:

Exemplo 2. Programação dos jogos com três equipes:

Jogo 1 - Equipe 2 X equipe 3

Jogo 2 - Equipe 1 X perdedor jogo 1

Jogo 3 - Equipe 1 X vencedor jogo 1 

 

Exemplo 3. chave com três equipes - jogos de ida e volta  (jogos de ida e volta são jogos onde as equipes jogam duas vezes contra uma mesma equipe, sendo um jogo em casa e outro, na casa do visitante. Por isso se diz jogos e ida e volta.

Chave única

1.. Equipe 1

2. Equipe 2

3. Equipe 3

Programação dos jogos com três equipes:

Jogo 1 – equipe 3 X equipe 2

Jogo 2 – equipe 1 X equipe 3

Jogo 3 – equipe 2 X equipe 1

Jogo 4 – equipe 2 X equipe 3

Jogo 5 – equipe 3 X equipe 1

Jogo 6 – equipe 1 X equipe 2

4. Boletim com o resultado do congresso técnico
5. Programação dos jogos
6. Material esportivo e o que precisa para um jogo:
    Futsal, voleibol, handebol e basquete; bolas e redes, placar e material de mesa, súmulas, canetas, mesa e cadeira para o anotador/cronometrista, banco de reservas
    Atletismo: implementos e marcação da pista, súmulas, placar, pódium para premiação, medalhas e troféus, se for o caso.
    Badminton: marcação da quadra, rede para o jogo, placar, raquetes, petecas, súmulas, arbitragem, cadeira para o descanso no pedido de tempo e intervalos.
    Bocha: canchas de bochas, bochas para jogar, súmulas, réguas de diferentes tamanhos, 
    Canastra: baralhos para o jogo, mesa, cadeiras, súmulas, canetas.
    Dominó: jogos de dominó, mesa, cadeiras, súmulas, canetas.
    Truco: baralho espanhol, mesa, cadeiras, súmulas, canetas.
    Judô: tatame, placar e mesas, vestiários, balança
    Tênis de mesa: mesas e redes, bolinhas, raquetes (implemento pessoal), placar de mesa, mesa e cadeira para o árbitro, uma mesa grande para a coordenação geral.
    Xadrez: mesas, tabuleiros e relógios, súmulas, mesa grande para a coordenação.
7; Súmulas, pranchetas e canetas
8. Premiação - providenciar as medalhas e troféus com antecedência.
9. Arbitragem
10. Providenciar pagamento da arbitragem
11. Boletim com resultados e programação.

MODALIDADE – 3 EQUIPES














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