No futebol temos diversos segmentos envolvidos.
Vamos nos ater à equipe participante e à comissão organizadora.
Equipe participante:
1. Formação da equipe
1.1. Relação de atletas
1.2. Cadastro dos atletas com suas informações pessoais (endereço, watsapp, e-mail, grupo sanguíneo e demais informações necessárias)
1.3. Efetuar a inscrição no evento.
2. Treinamento
2.1. Local do treinamento e agendar os horários
2.2. Avisar os atletas
2.3. Providenciar uniforme e o material esportivo para o treinamento
3. O local do jogo
Muitos confundem que a Comissão de Clubes exige o campo marcado, as bandeirolas, a rede e bolas em condições.
Está deveras equivocado quem pensa assim.
São as regras da modalidade.
Portanto, mãos à obra.
Marcação do campos, redes, bandeirolas, 03 (três) bolas em condições de jogo, placas de substituição (com os números para realizar a substituição que ficará à disposição do mesário), mesa e cadeira com proteção do sol e chuva para o mesário, banco de reservas também protegido das chuvas, vestiários com chuveiros para a equipe local e visitantes.
Água para a equipe de arbitragem.
Efetuar o pagamento da taxa de arbitragem até o intervalo do jogo.
Organizando um evento esportivo
São dezenas de ações que devem ser executadas.
De início, definição do calendário e posterior divulgação das atividades. Reunião preliminar, congresso técnico, data de início e previsão do término da competição, arbitragem, premiação.
Ao realizar o congresso técnico o regulamento já deve estar definido pois quem participa da competição deve conhecer o regulamento antes de efetuar sua inscrição.
Composição das chaves
PROGRAMAÇÃO
PARA 5 EQUIPES, DOIS DIAS, TODOS CONTRA TODOS.
FUTSAL |
G.E.XXX Endereço |
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PROGRAMAÇÃO
– xx/xx/xx (data) |
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Jogo |
Naipe |
Hora |
Município [A] |
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X |
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Município [B] |
Chave |
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5555 |
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X |
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2222 |
U |
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4444 |
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X |
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3333 |
U |
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2222 |
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X |
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1111 |
U |
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5555 |
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X |
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4444 |
U |
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3333 |
|
X |
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1111 |
U |
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FUTSAL |
G.E.XXX Endereço |
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PROGRAMAÇÃO
– xx/xx/xx (data) |
Jogo |
Naipe |
Hora |
Município [A] |
|
X |
|
Município [B] |
Chave |
|
|
|
5555 |
|
X |
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3333 |
U |
|
|
|
4444 |
|
X |
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2222 |
U |
|
|
|
5555 |
|
X |
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1111 |
U |
|
|
|
3333 |
|
X |
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2222 |
U |
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1111 |
|
X |
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4444 |
U |
Exemplo 1. chave com três equipes - turno único
Chave única
1.. Equipe 1
2. Equipe 2
3. Equipe 3
Exemplo 1. Programação dos jogos com três equipes:
Jogo 1 - Equipe 2 X equipe 3
Jogo 2 - Equipe 1 X perdedor jogo 1 ou equipe 3
Jogo 3 - Equipe 1 X vencedor jogo 1 ou equipe 2
Observamos que a equipe número 1 da chave com três equipes participantes não joga a primeira rodada e a equipe de número 3 não joga a última rodada se ocorrer empate no primeiro jogo (jogo 1). Observamos que temos modalidades que obrigatoriamente terão vencedores em todos os jogos, portanto, para modalidades como o voleibol, por exemplo, a programação é a seguinte:
Exemplo 2. Programação dos jogos com três equipes:
Jogo 1 - Equipe 2 X equipe 3
Jogo 2 - Equipe 1 X perdedor jogo 1
Jogo 3 - Equipe 1 X vencedor jogo 1
Exemplo 3. chave com três equipes - jogos de ida e volta (jogos de ida e volta são jogos onde as equipes jogam duas vezes contra uma mesma equipe, sendo um jogo em casa e outro, na casa do visitante. Por isso se diz jogos e ida e volta.
Chave única
1.. Equipe 1
2. Equipe 2
3. Equipe 3
Programação dos jogos com três equipes:
Jogo 1 – equipe 3 X equipe 2
Jogo 2 – equipe 1 X equipe 3
Jogo 3 – equipe 2 X equipe 1
Jogo 4 – equipe 2 X equipe 3
Jogo 5 – equipe 3 X equipe 1
Jogo 6 – equipe 1 X equipe 2
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